Pesquisadoras da Uece realizam missão formativo-investigativa no México

29 de novembro de 2024 - 11:27

 

Na missão, as pesquisadoras realizaram pesquisa-formação, oficina e seminário/conversatório sobre corpo e arte em processos educativos e investigativos

De 15 a 23 de novembro de 2024, a professora/pesquisadora do Centro de Educação (CED) da ýƵ 𲹰á (Uece), Ana Cristina de Moraes, integrante do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (Maie); e a doutoranda pelo PPGE/Uece, Juliane Gonçalves Queiroz, pesquisadora, artista da dança e graduada em Pedagogia (Uece) e em Dança/Licenciatura (UFC), ambas integrantes do Grupo de Pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História (IARTEH), realizaram uma missão formativo-investigativa em San Cristóbal de Las Casas, no estado de Chiapas, Sul do México.

A missão foi realizada em parceria com El Colegio de La Frontera Sur (Ecosur), por meio de um convênio firmado entre Ecosur e Uece. As propostas para a missão foram construídas em colaboração com a professora Limbania Vázquez Nava, coordenadora do Mestrado Profissional em Agroecologia da Ecosur. Com uma abordagem participativa, embasada na perspectiva de uma educação popular e ambiental, foi realizada uma oficina de dois dias intitulada Taller: Experiencia Estética, Cuerpo Y Educación, que contou com a participação de estudantes de mestrado e de doutorado, professores universitários e da educação básica, educadores populares, artistas e militantes de movimentos sociais.

O Taller: Experiencia Estética, Cuerpo Y Educación, mediado pelas professoras/pesquisadoras da Uece, teve como tônica o direcionamento teórico-prático. Seu objetivo principal foi refletir e experimentar uma prática investigadora-formativa, por meio de conhecimentos estéticos, sensoriais e artísticos. Durante as atividades, os participantes foram incentivados a refletir, construir saberes e aprender utilizando o corpo inteiro, explorando diversas linguagens – visual, discursiva, corporal-cinestésica, musical, entre outras.

Além da oficina, foi promovido um conversatório, gravado na Universidad de Moxviquil e transmitido pelo Facebook e pelo site da instituição, com a temática El Arte en Los Processos de Educación y Investigación. Ana Cristina (PPGE/Uece) e Juliane Queiroz (PPGE/Uece) dialogaram com as professoras Cláudia Ramos (Universidad de Moxviquil) e Limbania Vázquez (Ecosur), explorando suas práticas pedagógicas e investigativas realizadas no Brasil, em especial na Uece, e destacando as aproximações com as intervenções feitas pelas professoras do México.

No decorrer da semana, as pesquisadoras também visitaram a Universidad Intercultural de Chiapas (UNICH). A visita incluiu a apresentação das instalações físicas, da reserva ambiental e das práticas agroecológicas da universidade. Além disso, foi realizada uma roda de conversa com estudantes da graduação em Agroecologia, onde os jovens compartilharam suas experiências de formação universitária na área. O momento foi marcado por diálogos e trocas de saberes sobre os avanços do estado de Chiapas em relação ao estímulo e formação em educação ambiental com enfoque agroecológico, valorizando os saberes e práticas comunitárias, tendo em vista o desenvolvimento sustentável.

De acordo com as professoras/pesquisadoras, essa missão permitiu à Uece fortalecer os laços institucionais com as universidades de Chiapas, no México. “A iniciativa abre perspectivas promissoras para a ampliação de parcerias formativo-investigativas no campo interseccional envolvendo Educação Ambiental-Corpo-Arte”.